Reinaldo Otávio Alvarenga Alves de Brito

Prof. Dr. Reinaldo Otávio Alvarenga Alves de Brito

Lattes: lattes.cnpq.br/8253066295947754 (link externo)

Laboratório: Laboratório de Genética de Populações e Evolução

Ramal: (16) 3351-8787 e 3509-1830

Descrição: Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), mestrado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Evolutionary And Population Biology - Washington University In Saint Louis (1999). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Evolução, com ênfase em Genética de Populações, Genética Quantitativa e Evolução, atuando principalmente nos seguintes temas: filogeografia, genética de populações, genética da especiação, evolução de caracteres complexos e biogeografia.

Grupo de Pesquisa

• Genética da Conservação e Genética Aplicada à Aqüicultura (UFSCar)

Linhas de Pesquisa

• Arquitetura Genética de Caracteres Complexos: ste projeto envolve o estudo da evolução da arquitetura genética afetando caracteres quantitativos. Vários caracteres estão sendo investigados em camundongos, desde caracteres ligados a fitness até indicadores de crescimento e peso. O objetivo desde projeto é a identificação do papel da epistasia na evolução destes caracteres complexos e as conseqüências derivadas desta importância para o estudo de caracteres complexos em geral.
  • Estudo de Marcadores Genéticos em Espécies Nativas Brasileiras: O objetivo deste projeto é a identificação e caracterização de marcadores genéticos em espécies brasileiras. Para a amplificação específica de genes mitocondriais e nucleares específicos temos utilizado primers degenerados que desenhamos. Temos também feito bibliotecas enriquecidas em microssatélites para o isolamento e caracterização de marcadores microssatélites. Estes marcadores genéticos têm sido usado para estudos populacionais e de conservação.
  • Identificação de Genes de Especiação em Anastrepha: As moscas das frutas do grupo Anastrepha fraterculus são das maiores ameaças à fruticultura nacional. O efetivo controle destas pragas requer grande conhecimento da biologia e filogenia das populações destas espécies. Este projeto pretende elucidar os genes envolvidos na especiação e diferenciação do grupo fraterculus. Este entendimento permitirá o estabelecimento de marcadores genéticos especificos para as diversas espécies crípticas deste complexo.
  • Genética da Conservação: Aborda o uso das ferramentas genéticas para responder questões relacionadas à conservação.

Links de acesso aos Programas de Pós-Graduação