Maria Teresa Marques Novo Mansur

Profa. Dra. Maria Teresa Marques Novo Mansur

Lattes: lattes.cnpq.br/1198926223396748 (link externo)

Laboratório: Laboratório de Bioquímica e Biologia Molecular Aplicada

E-mail: marinovo@ufscar.br

Ramal: (16) 3351-8788

Descrição: Possui graduação em Quimica - Bacharelado (1986) e Licenciatura em Ciências com Habilitação em Química (1987) - pelo Instituto de Química de Araraquara/ UNESP e graduação em Farmácia-Bioquímica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP/ Araraquara (1995), Mestrado e Doutorado em Genética pelo CBMEG (Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética) da UNICAMP (1993 e 1998, respectivamente). Pós-Doutorado pelo Projeto Genoma Xanthomonas da FAPESP (2000-2001) e por projeto do convênio FACTE/UNESP e Cia. Vale do Rio Doce (2004-2005). Coordena a nucleação de grupo de pesquisa em Proteômica e Biologia Molecular por Projeto Jovem Pesquisador da FAPESP (início em 2009) no Departamento de Genética e Evolução da UFSCar, Campus de S. Carlos, onde é atualmente Professor Associado e Coordenadora do Curso de Bacharelado em Biotecnologia. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Biologia Molecular de Microrganismos, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos estruturais e funcionais de genes e proteínas de interesse biotecnológico; fitopatogenicidade bacteriana, antibacterianos e aspectos moleculares da interação planta-patógeno no cancro cítrico; Imunoproteômica aplicada a descoberta de novos antígenos para vacinas recombinantes contra bactérias patogênicas de animais.

Grupo de Pesquisa

  • Proteômica, Biologia Molecular e Processos de Larga Escala aplicados a microrganismos de interesse biotecnológico

Linhas de Pesquisa

  • Aplicação da Análise Proteômica para fins biotecnológicos: a) proteínas e genes relacionados com a patogenicidade e/ou tipo de hospedeiros cítricos em Xanthomonas sp, bactéria causadora do cancro cítrico; b) biomarcadores de interesse em saúde humana
  • Clonagem e expressão de genes de interesse biotecnológico: biomarcadores ou genes-alvo de Xanthomonas sp. (detectados pela análise proteômica) potencialmente relacionados ao diagnóstico/ combate do cancro cítrico.

Links de acesso aos Programas de Pós-Graduação