Maria Cristina da Silva Pranchevicius

Profa. Dra. Maria Cristina da Silva Pranchevicius

Lattes: lattes.cnpq.br/4772148921558977 (link externo)

Google Scholar:  scholar.google.com.br/citations?user=3CRnJUoAAAAJ&hl=pt-BR (link externo)

ORCID: orcid.org/0000-0002-0416-7401 (link externo)

E-mail: mcspranc@ufscar.br

Ramal: (16) 3306-6869

Descrição: Possui Graduação em Ciências Farmacêuticas com Habilitação em Bioquímica pela Universidade de Ribeirão Preto (1998), Mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade de São Paulo-Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (2002) e Doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade de São Paulo-Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (2006). Pós-Doutorado em Biologia (ênfase em Biotecnologia) pela Universidade de São Paulo-Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (2008). Atualmente é Professora Adjunta IV da Universidade Federal de São Carlos - Departamento de Genética e Evolução (UFSCar-DGE). Atua nas áreas de Biologia Celular e Molecular, Imunologia, Biotecnologia, com ênfase nos seguintes temas: Câncer, Resistência Antimicrobiana e Genes de Virulência, Plantas Medicinais, Glicobiologia, Citoesqueleto e Motores Moleculares.

Linhas de Pesquisa

• Análise molecular e genética da virulência e dos perfis de resistência de microrganismos, para o desenvolvimento de métodos diagnósticos e terapêuticos: Pretende-se produzir novos conhecimentos sobre a epidemiologia molecular da resistência, virulência e disseminação das bactérias multirresistentes; contribuir com estudos nacionais e internacionais sobre a real situação do agravo; auxiliar o desenvolvimento de novos métodos de diagnóstico, novos medicamentos, vacinas e, consequentemente, o controle desses tipos de infecções.
  • Bioprospecção de plantas e biomoléculas com potencialidade antitumoral, antimicrobiana e aplicabilidade industrial: Pretende-se avaliar as atividades antitumoral e antimicrobiana de extratos e de princípios ativos isolados de plantas pertencentes ao Bioma Cerrado e fornecer informações científicas que poderão ser utilizadas para a produção de novos medicamentos.
  • Estudo de biomoléculas relacionadas ao controle do ciclo celular e suas aplicações biológicas, de prognóstico e terapêuticos para o tratamento do câncer: O objetivo desse estudo é obter novos conhecimentos sobre a instabilidade genômica, o desenvolvimento de cânceres e a sobrevida celular. A progressão do ciclo celular em células eucarióticas é estritamente regulada por complexos proteicos, como o Cdc7-Dbf4 (DDK), que é relativamente baixo em células normais e aumentado em algumas linhagens celulares de cânceres. O que sugere aplicações importantes de Cdc7 e de Dbf4 no prognóstico e tratamento do câncer. Deste modo, em colaboração com o Dr. Roberto Pezza do Oklahoma Medical Research Foundation-Cell Cycle and Cancer Biology Research Program-USA, pretende-se estudar o papel da Dbf4 na recombinação homóloga, na manutenção da estabilidade genômica e no desenvolvimento de cânceres.