Marco Antonio Del Lama

Prof. Dr. Marco Antonio Del Lama

Lattes: lattes.cnpq.br/7198095288825585 (link externo)

Laboratório: Laboratório de Genética Evolutiva de Himenópteros

E-mail: dmdl@ufscar.br

Ramal: (16) 3351-8329

Descrição: Graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP (1972), Mestrado em Ciências Biológicas (Genética) pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP (1977) e Doutorado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade de São Paulo (1982). Professor Colaborador/Adjunto do Departamento de Biologia Geral da Universidade Federal de Viçosa no período 1978-1985. Neste ano, transferiu-se por concurso público para a Universidade Federal de São Carlos, onde atualmente é Professor Associado IV do Departamento de Genética e Evolução. Atua na área de Genética, com ênfase em Genética Evolutiva e de Populações de abelhas e vespas, desenvolvendo estudos nos seguintes temas principais: estrutura genética de populações de abelhas sociais e solitárias, estrutura sociogenética e parentesco intranidal em espécies de abelhas e vespas, biologia da nidificação de vespas esfecídeas, e ecologia urbana de abelhas solitárias.

Linhas de Pesquisa

  • Dispersão sexo-assimétrica e estrutura genética das populações de abelhas: Tendo por objetivo validar a hipótese de que as populações de espécies de abelhas corbiculadas sociais (Partamona como grupo- modelo), de abelhas corbiculadas não eusociais (abelhas da tribo Euglossini) e de abelhas solitárias não corbiculadas (espécies do gênero Centris como modelo) têm forte estruturação genética para os genes mitocondriais e fraca ou ausente estruturação para os genes nucleares em razão de dispersão sexo-assimétrica nas abelhas (fêmeas são colonizadoras; machos são dispersores).

  • Biologia da nidificação, estrutura genética populacional e estrutura sociogenética de ninhos de vespas crobronideas: Tendo por objetivos: i) investigar aspectos da biologia de nidificação em espécies de Trypoxylon (Hymenoptera: Crabronidae) como sazonalidade, produtividade, razão sexual e investimento parental, entre outros; ii) e averiguar a estrutura sociogenética dos ninhos amostrados e confirmar se a paternidade da prole é estabelecida pelo comportamento de guarda do macho.

  • Filogeografia de vespas sociais neotropicais da tribo Epiponini: Neste caso, deseja-se averiguar o efeito da disjunção das florestas úmidas sulamericanas sobre o padrão geográfico da variação genética em espécies dependentes (Angiopolybia pallens) e independentes de ambientes úmidos (Synoeca surinama).

Links de acesso aos Programas de Pós-Graduação