Flávio Henrique Silva

Prof. Dr. Flávio Henrique Silva

Lattes: lattes.cnpq.br/1757309852446263 (link externo)

Laboratório: Laboratório de Biologia Molecular

E-mail: dfhs@ufscar.br

Ramal: (16) 3351 8378 e 3351-9770

Descrição: Concluiu o doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo em 1996, sob orientação do Dr. Hamza El-Dorry. É Professor Titular da Universidade Federal de São Carlos, onde atua desde 1992. Atua na área de Bioquímica, com ênfase em Biologia Molecular. É coordenador do Laboratório de Biologia Molecular (LBM) e um dos coordenadores do grupo de pesquisa do "Bioquímica e Biologia Molecular". Coordena, no LBM, trabalhos em biotecnologia de plantas e insetos praga; celulases e glucosil hidrolases em geral; inibidores de proteases cistatínicas; proteases; metagenômica e prospecção de genes de interesse biotecnológico.

Grupo de Pesquisa

  • Bioquímica e Biologia Molecular - UFSCAR (líder)
  • Substratos e inibidores peptidicos para enzimas proteolíticas - UNIFESP (pesquisador)

Linhas de Pesquisa

  • Biotecnologia Molecular e Estrutural: Nesta linha de pesquisa procuramos isolar e caracterizar funcionalmente genes de interesse biotecnológico. Dentre eles estão enzimas hidrolíticas e seus inibidores. Além disso, trabalhamos no desenvolvimento de novas formas de enzimas e inibidores com atividades melhoradas. Ainda nesta linha, trabalhamos no desenvolvimento de canas-de-açúcar transgênicas mais resistentes a insetos e estudos o genoma dos referidos insetos. Finalmente, implementamos recentemente em nosso laboratório estudos metagenômicos de bactérias aquáticas, com o intuito de realizar associações com ciclos biogeoquímicos e também prospectar genes de interesse biotecnológico.

  • Inibição de Enzimas Proteolíticas: Esta linha faz parte de uma colaboração com o grupo da Profa. Dra. Adriana Karaoglanovic Carmona, da UNIFESP, para o estudo de proteases e seus inibidores, principalmente as cisteíno-proteases. Nesta linha, estamos também utilizando inibidores recombinantes na inibição de migração e invasão de células cancerosas, além da inibição de crescimento de patógenos humanos.

Links de acesso aos Programas de Pós-Graduação